ERA assina a primeira autorização para Comboios Dormitórios de nova geração: um passo substancial para revitalizar os comboios noturnos na Europa
No dia 24 de novembro, a Agência da União Europeia para os Caminhos de Ferro (ERA) assinalou um marco significativo ao autorizar formalmente o primeiro lote de comboios dormitórios de nova geração, construídos pela Siemens Mobility para o serviço de comboios dormitórios Nightjet da ÖBB. Estes comboios representam o primeiro design novo de comboios dormitórios na Europa, marcando uma aguardada ruptura com décadas de estagnação no desenvolvimento destes comboios.
A Autorização do Veículo abrange 10 tipos de veículos representando 10 vagões diferentes da Siemens Mobility. Eles serão operados pela ÖBB para tráfego diurno e noturno, representando o sinal mais visível de que as viagens ferroviárias noturnas estão de volta e um passo em frente na revitalização deste tipo de viagem. A disponibilidade de material circulante moderno e bem equipado é essencial para serviços transfronteiriços sem interrupções, e a falta de material circulante adequado poderia dificultar a sua introdução.
A autorização concedida hoje permite a operação na área DACHI (Alemanha, Itália, Áustria e Suíça) para tráfego diurno e noturno, e os diferentes tipos de veículos são autorizados individualmente como veículos dentro de formações de comboios predefinidas. Os comboios são projetados para viagens de longa distância na Europa Central e baseiam-se nas tecnologias mais recentes.
A nova onda de comboios noturnos tem grande potencial para se tornar um elemento-chave na futura realidade de transporte multimodal. Onde existem boas ligações ferroviárias e há material circulante adequado, as viagens noturnas mais longas de comboio podem oferecer uma alternativa convincente aos voos matinais. A autorização assinada hoje demonstra que a procura por comboios de passageiros transfronteiriços de longa distância, incluindo comboios noturnos, está a crescer rapidamente e que tais serviços podem ser operados de forma comercialmente viável em regime de acesso aberto. Estamos satisfeitos por a ERA estar a contribuir para esta transformação, apoiando o setor ferroviário a ser ágil e competitivo, e abrindo caminho para o renascimento dos comboios noturnos, ao mesmo tempo que avança na criação de uma Área Ferroviária Europeia Única funcional.
Informações de Contexto
Sobre a Agência da União Europeia para os Caminhos de Ferro: A Agência da União Europeia para os Caminhos de Ferro foi estabelecida em Valenciennes em 2004 e conta com 200 funcionários representando mais de 22 Estados-Membros Europeus.
A ERA tem fornecido assistência técnica aos Estados-Membros da UE e à Comissão Europeia no desenvolvimento e implementação da Área Ferroviária Europeia Única. Isto inclui o aprimoramento da interoperabilidade técnica e a harmonização de regras, a promoção do acesso simplificado para os clientes, o desenvolvimento de uma abordagem comum para segurança e cultura de segurança, aconselhamento sobre aplicações telemáticas e ERTMS (Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário), monitorização das Autoridades Nacionais de Segurança e Organismos Notificados e facilitação da troca de informações entre os intervenientes ferroviários na Europa.
Desde 16 de junho de 2019, a Agência da União Europeia para os Caminhos de Ferro tem o mandato de emitir certificados únicos de segurança e autorizações de veículos (tipo) válidos em vários países europeus e de garantir um Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário interoperável.
Pedidos de Autorizações de Veículos (tipo) (AV): Antes de um veículo ferroviário novo ou modificado ser autorizado a operar na rede ferroviária da UE, ele deve ser autorizado. Uma autorização é concedida para um veículo e/ou tipo de veículo (autorização de tipo de veículo) ou para veículos individuais que estejam em conformidade com um tipo de veículo já autorizado (autorização de veículo para colocação no mercado).
O processo de autorização permite à entidade autorizadora garantir uma garantia razoável de que o requerente e as outras entidades envolvidas no design, fabrico, verificação e validação do veículo e/ou tipo de veículo cumpriram as suas obrigações e responsabilidades, a fim de garantir que o veículo e/ou tipo de veículo estejam em conformidade com as leis aplicáveis.
Ao identificar regras relevantes, o requerente deve levar em consideração as Especificações Técnicas de Interoperabilidade (ETIs) relevantes, as regras nacionais aplicáveis e outras leis da União aplicáveis (por exemplo, emissões de máquinas móveis não rodoviárias ao abrigo do Regulamento (UE) 2016/1628).