Planificadores de viagens mais inteligentes, melhor acesso aos serviços de emergência e transportes mais sustentáveis graças à Diretiva Transportes Inteligentes revista adotada hoje
A Comissão Europeia congratula-se com a aprovação final, hoje, da diretiva revista relativa aos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS). Esta diretiva disponibilizará dados de elevada qualidade e em tempo útil para serviços como os planificadores de viagens multimodais, as plataformas de navegação e os serviços de emergência.
O acesso a melhores dados permitirá uma gestão mais eficaz do tráfego e da mobilidade em todos os modos de transporte, permitindo aos utilizadores combinar melhor os modos de transporte mais sustentáveis. É também um facilitador necessário para a mobilidade conectada e automatizada, tal como visado pela Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente.
Esta legislação foi apresentada pela Comissão em dezembro de 2021 no âmbito de um pacote de iniciativas do Pacto Ecológico Europeu para um transporte mais eficiente e sustentável.
Agora que foi formalmente aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, a nova legislação entrará em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE. Os Estados-Membros disporão então de 24 meses para a transpor para o direito nacional.