O evento realiza-se no dia 13 de março, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, Oeiras, organização conjunta do município de Oeiras, e das revistas EUROTRANSPORTE e eMOBILIDADE+.
A Câmara Municipal de Oeiras, numa parceria com a Eurotransporte, a eMobilidade+ e a Parques Tejo organizam a Conferência “A Gratuitidade nos Transportes Públicos”, que se realizará no Auditório Ruy de Carvalho, em Oeiras, dia 13 de março, das 9h00 às 17h30. A iniciativa conta com o apoio institucional da ANTROP e da AML e com o patrocínio da OEIRAS VALLEY, Figueira de Sousa/Transportes e Mobilidade, Siemens e Via Verde.
Numa altura em que a discussão sobre as alterações climáticas tem merecido particular atenção, cresce o interesse em encontrar caminhos para reduzir as emissões poluentes. A pensar nisso, várias cidades europeias, incluindo alguns municípios portugueses, estão a tornar os transportes públicos gratuitos, para certos grupos populacionais (como os jovens e os mais idosos) ou para todos, esperando que tal transforme a mobilidade nas cidades e proporcione uma melhoria ambiental.
Mas como se financiam essas medidas? A resposta varia, sendo que, regra geral, são os orçamentos municipais a cobrir os custos. O setor dos transportes é uma das principais fontes de gases com efeitos de estufa, além de provocar “elevados níveis de poluição do ar, bem como de ruído, que podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas”. Perante este cenário, e num momento em que Portugal e o bloco comunitário estão comprometidos com a redução das emissões poluentes, a transferência da mobilidade nos veículos de passageiros para os transportes coletivos assume-se como um dos objetivos do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas.
A ideia de tornar os transportes públicos gratuitos visa promover a mobilidade sustentável, reduzir o tráfego rodoviário, melhorar a qualidade do ar e proporcionar um acesso mais equitativo aos meios de transporte.
Esta Conferência pretende ser um espaço de discussão entre os stakeholders do setor e dos diferentes ecossistemas que constituem o vasto espaço da mobilidade em Portugal.