A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) lançou a segunda versão do seu espaço digital para a troca de informações sobre táxis aéreos e drones, com um foco especial nas preocupações com a privacidade.
O Hub de Mobilidade Aérea Inovadora (IAM) foi lançado em dezembro de 2023 e permite que cidades, regiões, autoridades nacionais, operadores e fabricantes envolvidos na introdução desses serviços de táxis aéreos e drones se conectem. Assim, podem compartilhar e obter informações e dados confiáveis.
A segunda versão contém os seguintes novos elementos:
- Uma nova secção inteira sobre privacidade e como a indústria dos drones pode abordar as preocupações dos cidadãos em relação à privacidade, em conformidade com o material regulamentar da UE. A EASA vai além da legislação e fornece orientações práticas sob a forma de um manual de privacidade e listas de verificação para operadores.
- Uma atualização da Área de Membros do Hub IAM com novas funcionalidades, como o Calculador de Área Crítica para aprovações de avaliação de risco de operações específicas (SORA) e um teste piloto para declarações operacionais.
O projeto é financiado pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu. É a Ação de Destaque Número 7 da Estratégia de Drones 2.0 da Comissão Europeia para permitir um mercado de drones inteligente e sustentável na UE.