O Estudo de Caso sobre Segurança de Trotinetes Elétricas em Helsínquia foi publicado, e os resultados confirmam que uma rede deficiente de ciclovias está a levar os utilizadores a circular nos passeios!
A cidade de Helsínquia, o Forum Virium Helsinki, a Drover AI, a Voi Technology, a VTT e a Vianova colaboraram no projeto de pesquisa de 12 semanas que monitorizou o uso de trotinetes elétricas, utilizando IA e visão computacional. O estudo revelou que circular nos passeios é mais comum em áreas onde frequentemente existem vias partilhadas para ciclistas e peões, ou onde é difícil distinguir a continuidade das ciclovias.
A Voi utilizou a aplicação PathPilot desenvolvida pela Drover AI para monitorizar a utilização das trotinetes em Helsínquia durante doze semanas, observando como as trotinetes são utilizadas e os desafios que os utilizadores enfrentam durante as suas viagens.
Em Helsínquia, as trotinetes elétricas são maioritariamente utilizadas nos passeios nas áreas em torno da Estação Ferroviária, Töölö e Hietalahti.
“O estudo de monitorização confirmou a hipótese de que os utilizadores de trotinetes elétricas querem principalmente usar as ciclovias. Por exemplo, na zona de Esplanadi, onde foram feitos investimentos em ciclovias, houve menos circulação nos passeios,” afirma Hannu Oskala, Diretor de Assuntos Públicos da Voi, e continua:
“A circulação nos passeios é particularmente comum em áreas onde a continuidade das ciclovias não é clara. Em muitos ambientes construídos com foco no tráfego automóvel, como Hietalahti e Jätkäsaari, os utilizadores de trotinetes elétricas podem encontrar-se entre peões ao evitarem o tráfego automóvel,” diz Oskala.
Durante o piloto, também foi testado um som áudio para notificar os utilizadores de trotinetes elétricas se estivessem a circular nos passeios.
“O piloto confirmou que o uso de um alerta sonoro pode reduzir a circulação nos passeios em aproximadamente 15%. A IA em tempo real para monitorização de tráfego é uma ferramenta em rápido desenvolvimento e cada vez mais comum para as cidades,” diz Scott Shepard, Diretor de Política e Assuntos Governamentais da Drover AI.
De acordo com Shepard, “A solução da Drover AI é uma ferramenta valiosa para as cidades, pois, além do comportamento de circulação, o piloto forneceu informações visuais e locacionais baseadas em IA sobre a necessidade de manutenção de estradas e fiscalização de estacionamento, e as informações detalhadas da infraestrutura do Path Pilot podem ajudar os reguladores a gerir melhor as vias para peões e ciclistas.”
“Das imagens recolhidas pelas trotinetes, obtivemos informações precisas, entre outras coisas, sobre buracos nos passeios, que podem representar um risco de segurança para os utilizadores da estrada. Além disso, foram observadas várias situações em que, por exemplo, um carro estacionado bloqueava o acesso à ciclovia,” afirma Juho Kostiainen da Cidade de Helsínquia.
A Voi pretende utilizar os dados obtidos no estudo para a colocação das trotinetes elétricas. O piloto foi realizado em colaboração com a Cidade de Helsínquia (Business Helsinki, Mobility Lab), o Forum Virium Helsinki, a Voi Technology Finland Ab, a Vianova, a VTT e a Drover AI.
- The Cities First newsletter