O transporte aéreo é o que mais contribui para a redução do binómio distância/tempo. As condições de rapidez, usabilidade e segurança permitem que seja escolhido em detrimento de outros tipos de transporte, no entanto a exigência de infraestruturas especializadas e os custos de aquisição e manutenção do equipamento, podem encarecer este tipo de transporte. Entre os diferentes modos de transporte, o transporte aéreo tem tido o crescimento mais rápido, levantando alguns problemas relativamente à saturação das infraestruturas existentes.
A União Europeia assume o compromisso de modernizar e adaptar as infraestruturas para o crescente fluxo de passageiros e mercadorias e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança. Com este propósito a UE está a trabalhar para implementar o Single European Sky (Céu Único Europeu) e a introdução de tecnologias de gestão de tráfego ambiciona permitir que os desafios relacionados com a eficiência económica, segurança e respeito pelo meio ambiente possam ser conciliados.
- O que se pretende alcançar
- Associados
- Galeria
- Projetos I&D de associados
Um setor estrategicamente importante que tenha uma contribuição vital para a economia global da UE e do emprego. A aviação apoia 5,1 milhões de empregos e contribui com 365 biliões de euros ou 2,4% do PIB europeu.
Apesar da atual crise económica, o transporte aéreo global a longo prazo deverá crescer à volta de 5% ao ano até 2030. Com o aumento de tráfego, aumentam também as preocupações com a segurança e nesse sentido a política comum de aviação da UE visa tornar a Europa o espaço aéreo mais seguro do mundo. A fim de explorar plenamente o potencial económico do setor, a Comissão Europeia trabalha constantemente em vários aspetos importantes para os nossos céus.
CÉU ÚNICO EUROPEU
Devem ser tomadas medidas em relação ao pesado congestionamento do espaço aéreo que tende a causar atrasos em muitos voos. O objetivo da iniciativa ambiciosa para um Single European sky (SES), lançado em 2004, visa aumentar competências na gestão do tráfego aéreo (ATM). O SES pretende lidar com um crescimento sustentado de tráfego aéreo e nas operações de tráfego aéreo sob a forma mais segura, eficiente e ambientalmente amigável. Implicando uma redução de atrasos, elevando os padrões de segurança e eficiência de voo para reduzir o impacto ambiental da aviação e reduzindo os custos relacionados com a prestação de serviços.
SESAR
A tecnologia necessária para o futuro do SES é fornecida através da gestão do tráfego aéreo segundo um programa denominado Single European Sky ATM Research (SESAR), que visa modernizar a infraestrutura e aumentar a eficiência, a capacidade de otimizar – e assim permitir que o SES se torne uma realidade.
O projeto SESAR é o programa de modernização europeia de controlo aéreo de infraestruturas, desenvolvendo um novo sistema de gestão do tráfego aéreo capaz de garantir a segurança e fluidez do tráfego em todo o mundo nos próximos 30 anos.
ANA, Aeroportos de Portugal
A ANA, Aeroportos de Portugal pretende gerir de forma eficiente as infraestruturas aeroportuárias a seu cargo, ligando Portugal ao Mundo e contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural das regiões onde estão inseridos.
Welcome to SESAR, the Future of Flying
EUROCONTROL – Building the Single European Sky
Projetos ANA, Aeroportos de Portugal
O projeto CRISIS – Critical Incident Management System Using an Interactive Environment, é um projeto do 7º Programa Quadro, com duração de 36 meses e valor de contribuição de 183 500€. Visa a investigação e desenvolvimento de um ambiente de simulação interativo, colaborativo e distributivo de larga escala, destinado à formação e treino de responsáveis e operacionais de gestão de emergências, ao nível de tomadas de decisão em tempo real.
O projeto TASS – Total Airport Security System, um projeto do 7º PQ, de grande dimensão, com duração 4 anos, intervenção de 21 parceiros, com valor elegível: 14.540.000,00. Este projeto visa contribuir para segurança global de um aeroporto através da criação de uma solução de monitorização que faculte, em tempo real, uma perceção situacional de todo o aeroporto.
O projeto Smart.ER – Sistema de Gestão e Monitorização com Orquestração, Aprendizagem e Registo de Eventos em Tempo Real, é um projeto financiado pelo QREN, sendo o montante do apoio financeiro a receber pela ANA de 39 966€. Tem por objetivo desenvolver uma solução que proporcione aos gestores de espaços públicos mecanismos que lhes permitem conhecer não só o estado de ocupação e utilização a cada momento, mas também poderem prever e atuar proactivamente para evitar situações críticas.
O projeto SECAIR – Security on Airport and other Critical Large Infrastructures, decorre no âmbito do Programa EUROSTARS da Comissão Europeia (CE), que surge na sequência do Projeto LOcon, um projeto do 7.º PQ, pretendendo fazer evoluir a solução aí desenvolvida para uma versão pré-industrial e, simultaneamente complementá-la com o recurso ao processamento de imagem para o controlo de “recursos” não-cooperativos. O objetivo do projeto SECAIR é desenvolver uma solução inovadora que integre tecnologias de posicionamento e rastreamento de alto desempenho, com tecnologias de deteção e reconhecimento de base ótica com capacidades múltiplas.