Considerado o mais seguro dos transportes terrestres, o transporte de passageiros e mercadorias circula em vias férreas compostas por veículos ferroviários com uma diversidade de composições, que se enquadram em diferentes categorias. A elevada capacidade de carga permite que seja escolhido para o transporte de cargas de baixo valor total em maiores quantidades a grandes distâncias. É bastante eficiente do ponto de vista energético mas exige uma contínua manutenção das linhas por onde se deslocam e um sistema de sinalização sincronizado em paralelo.
O transporte ferroviário é muitas vezes preferido na mobilidade das pessoas nos destinos urbanos, suburbanos, regionais e de longo curso, distinguindo-se do por ser uma oferta de considerável capacidade dirigida a fluxos
- O que se pretende alcançar
- Associados
- Galeria
Nos últimos 20 anos, a Comissão Europeia tem sido muito ativa na reestruturação do mercado de transporte ferroviário europeu e no reforço da sua posição.
Os esforços da Comissão concentraram-se em três grandes áreas que são cruciais para o desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva de transporte ferroviário:
- 1. Abertura do mercado do transporte ferroviário à concorrência
- 2. Melhoria da interoperabilidade e da segurança das redes nacionais
- 3. Desenvolvimento de infraestruturas de transporte ferroviário